Viés de incentivos extrínsecos: saiba o que é e como funciona

Viés motivacional extrínseco é um viés cognitivo. As pessoas guiadas por esse viés julgam os outros mais motivados extrinsecamente do que intrinsecamente motivados.

A motivação extrínseca é a motivação que vem de fontes externas ao indivíduo, como um alto salário ou um emprego seguro.

A motivação intrínseca, por outro lado, é a própria motivação. Ou seja, a motivação humana intrínseca, como o desejo de desenvolver novas habilidades.

Portanto, se você é guiado por esse preconceito, acredito que outras pessoas não são guiadas por outros fatores morais, mas por dinheiro ou ganhos materiais.

Ainda não há consenso sobre as razões desse viés. Mas uma forma de evitar esse preconceito é desenvolver empatia pelo outro e tentar entender os reais motivos de suas ações.

Como funciona o viés motivacional extrínseco?

Viés motivacional extrínseco é como um viés cognitivo em que as pessoas têm preconceitos sobre as motivações de outras pessoas.

Como tal, as pessoas tendem a atribuir motivos extrínsecos aos motivos dos outros. No entanto, em termos de seus próprios motivos, muitas vezes são intrínsecos.

Por exemplo, o que você acha que motiva seus colegas a trabalhar para a empresa?Você pode ter pensado em incentivos como salários, que são incentivos externos.

Mas se eu perguntar, o que te motiva a trabalhar? Algumas motivações principais para o trabalho podem vir à mente.

Para melhor compreensão, considere uma pesquisa com cerca de 500 aspirantes a estudantes de direito em meados da década de 1990.

Quando questionados sobre o que os motiva a seguir a carreira jurídica, 64% citaram o apelo intelectual do direito.

Em contraste, apenas 12% acreditam que seus colegas são motivados da mesma forma. Além disso, 62% disseram que sua principal motivação é o dinheiro.

Qual a razão desse preconceito?

Não há consenso sobre as causas do viés de incentivo extrínseco. No entanto, esse preconceito pode ser resultado de uma tendência a enfatizar a própria imagem em detrimento dos outros.

Por exemplo, você pode se colocar em uma posição “superior” assumindo que os outros são movidos pelo dinheiro e você pelo caráter.

Além disso, é mais fácil explicar os motivos dos outros em termos de fatores externos. Isso porque é mais fácil tirar conclusões do que tentar entender as motivações dos outros.

Então, uma forma de evitar esse preconceito é ser mais empático com os outros e entender os reais motivos de suas ações.

Ao longo do caminho, você pode descobrir que não é tão único quanto pensava. Por exemplo, se você é movido por estímulo intelectual, é provável que outros também sejam.

Como superá-lo?

Viés de motivação extrínseca é julgar os outros sem realmente conhecer suas motivações. Portanto, uma maneira de evitar esse viés é conhecer melhor a outra pessoa.

Dito isso, tente se colocar no lugar da outra pessoa e realmente entender suas motivações. Dessa forma, você saberá o que realmente motiva essas pessoas e não tomará uma decisão ruim.

Também vale a pena dedicar um tempo para se conhecer melhor e descobrir quais são suas verdadeiras motivações. Isso ocorre porque você pode estar projetando seus sentimentos nos outros.

Viés de Motivação Extrínseca na Gestão de Pessoas

Em geral, os empresários acreditam que os funcionários respondem melhor à motivação extrínseca do que à motivação intrínseca.

Como tal, eles tendem a se concentrar em aumentos salariais e promoções para aumentar a motivação dos funcionários.

No entanto, isso nem sempre é verdade. As empresas podem criar uma cultura organizacional onde a motivação intrínseca é mais importante do que os aumentos salariais.

Por exemplo, no Japão, Coreia do Sul e outros países, muitas empresas são consideradas pelos funcionários como uma extensão da família.

É por isso que muitos trabalhadores desses países permanecem na mesma empresa por toda a vida.

O termo viés motivacional extrínseco foi cunhado pela primeira vez por Chip Heath.

Por exemplo, em um experimento simples relatado por Heath, alunos de MBA foram solicitados a avaliar as motivações de carreira dos representantes de atendimento ao cliente do Citibank.

Suas avaliações médias são:

  • Valor do pagamento
  • Seguro desemprego
  • Qualidade dos benefícios adicionais
  • O número de vezes que o chefe elogiou
  • Faça algo que faça você se sentir bem consigo mesmo.
  • Desenvolvimento de competências e habilidades
  • Faça algo que valha a pena

Aprender coisas novas

No entanto, a ordem real dos representantes de atendimento ao cliente é:

  • Desenvolvendo competências e habilidades
  • Faça algo que valha a pena
  • Aprender coisas novas
  • Qualidade dos benefícios adicionais
  • Seguro desemprego
  • Faça coisas que façam você se sentir bem consigo mesmo.
  • Forma de pagamento
  • Número de vezes que o chefe elogiou
  • Olhando para essas respostas, podemos ver que os motivos relatados e previstos são quase diametralmente opostos.

Por exemplo, o pagamento que os outros classificam primeiro é o penúltimo na classificação do próprio respondente.