Tolerância ao risco: saiba como definir seu perfil de investidor

A tolerância ao risco é o nível de risco que um investidor pode tolerar. Em outras palavras, quanta volatilidade um investidor pode tolerar sem liquidar suas posições.

O risco de investimento refere-se à possibilidade de um investimento resultar em perda. Todos os investimentos envolvem algum grau de risco. Mas alguns são mais arriscados do que outros.

Além disso, é necessário levar em consideração que quanto maior o nível de risco de um aplicativo, maiores serão as recompensas que ele costuma oferecer.

Já que a tolerância ao risco está diretamente relacionada ao perfil do investidor.

Por exemplo, os investidores conservadores têm uma baixa tolerância ao risco. Portanto, se ele investir em um ativo muito arriscado, provavelmente venderá cedo e terá prejuízo.

Por fim, quanto maior a tolerância ao risco, mais ousado é o investidor. Quanto menor a tolerância ao risco, mais conservador.

Riscos de investimento de acordo com perfis de investidores

De forma geral, os investidores podem ser divididos em: conservadores, moderados e ousados. Cada um deles tem características específicas e uma tolerância ao risco diferente.

1- Investidor agressivo ou ousado

Um investidor ousado é alguém que está disposto a assumir altos riscos em troca de grandes oportunidades com altos retornos. Assim, as características de um investidor ousado são:

  • Tolerância de alto risco
  • A maioria das carteiras consiste em ativos com retornos variáveis
  • Normalmente investido em ativos como ações, futuros e criptomoedas.

2- Investidor moderado

Os investidores conservadores, por outro lado, estão dispostos a correr um pouco de risco na esperança de obter retornos mais elevados. No entanto, ele não se atreveu a correr um risco tão grande. Por fim, as características são:

  • Tolerância moderada ao risco
  • Invista em renda fixa e variável
  • Você sabe quanto risco está disposto a correr
  • Ele costuma investir em ativos como títulos do Tesouro americano, CDB, ações e fundos imobiliários.

3- Investidores conservadores

Finalmente, temos investidores conservadores que não gostam de risco. Ou seja, ele prefere obter um retorno menor do que arriscar um retorno maior.

  • Baixa tolerância ao risco
  • Prefira segurança a oportunidades de recompensa mais altas
  • Eu não gosto da volatilidade do mercado
  • Como prever o retorno do investimento
  • Sentir a necessidade de proteger o património
  • Normalmente investe em títulos do tesouro e títulos de CDB.

Como calcular o nível de tolerância ao risco?

O primeiro passo para calcular o seu nível de tolerância ao risco é entender o seu perfil de investidor. Isso ocorre porque o perfil de risco está diretamente relacionado à quantidade de risco que você está disposto a correr.

Depois disso, você precisa verificar se há riscos no aplicativo. Para identificar o risco, você deve analisar onde, quando, por que e como algo pode acontecer.

Por exemplo, digamos que você queira investir no mercado de ações. A chave é estudar a história da empresa, seu setor e suas métricas.

Finalmente, ao analisar o risco de um ativo, certifique-se de considerar os seguintes fatores:

  • Riscos passados ​​e presentes
  • Soluções preventivas
  • Nível de risco

Tolerância ao Risco X Tolerância ao Risco

A tolerância ao risco está relacionada ao seu perfil de investidor. A capacidade de risco é a probabilidade de exercer esse perfil na prática.

Por exemplo, suponha que você tenha uma alta tolerância ao risco. Isso significa que você pode fazer investimentos mais arriscados.

Mas se você não tem os meios financeiros para correr o risco, não pode correr o risco que poderia.

Disposição ao Risco x Tolerância ao Risco

Disposição para assumir riscos é a disposição dos investidores em abrir mão da segurança para obter maiores retornos.

A tolerância ao risco, por outro lado, tem a ver com a capacidade do investidor de não entrar em pânico e comprar tudo imediatamente após um ativo perder significativamente seu valor.

Por isso antes de investir, você precisa fazer um teste para descobrir sua imagem de investidor e respeitar sua imagem. Afinal, não basta estar disposto a correr riscos, é preciso saber correr riscos.

O que são critérios de risco?

Os critérios de risco referem-se à capacidade dos ativos flutuarem ou não. Por exemplo, ativos de renda variável têm altos padrões de risco.

Isso porque os ativos de renda variável normalmente sofrem muitas oscilações positivas e negativas.

Em renda fixa, por outro lado, o limite de risco esperado é menor. Afinal, os ativos de renda fixa tendem a ser mais estáveis.

Finalmente, o critério de risco é um dos fatores que devem ser considerados na análise de um ativo.

O que é o apetite ao risco?

Apetite ao risco é o que um investidor agressivo ou ousado tem. Então ele é aventureiro e realmente não se importa com a segurança do aplicativo.

Isso porque esses investidores entendem que quanto maior o risco, maior o retorno do investimento.

Portanto, investidores com apetite de risco que preferem ativos arriscados, como criptomoedas.