Tecnologia REDIS: saiba tudo sobre ela

Os dados são a base de todas as iniciativas de transformação digital no setor financeiro, e os consumidores esperam alto desempenho em tempo real no setor financeiro. Afinal, as oportunidades vêm e vão rapidamente.

Hoje, uma ferramenta completa não deve apenas ter um banco de dados de alto desempenho, mas também fornecer tempos de resposta abaixo de milissegundos, armazenar dados de dezenas de fontes, oferecer alta disponibilidade e múltiplas camadas de segurança. .

Nesse sentido, o Redis é a ferramenta perfeita para ajudar a resolver esses problemas e tornar o setor financeiro mais competitivo.

Curioso para saber como essa tecnologia funciona e qual o impacto que ela pode ter no mercado de ações, continue lendo este artigo para saber mais.

O que é REDIS?

Redis (Remote Dictionary Server) é um banco de dados não relacional de código aberto, alta replicação e alto desempenho para armazenamento de informações. Como os dados são armazenados na memória, essa técnica é usada principalmente como cache.
Grandes organizações que usam o Redis incluem Twitter, GitHub, Instagram, Pinterest e Snapchat.

O Redis oferece suporte a mapeamentos baseados em valor-chave como strings para armazenar e recuperar informações. No entanto, também pode suportar outras estruturas de dados complexas, como listas e conjuntos.

Esse amplo suporte para vários tipos de dados aproxima o Redis das estruturas de dados nativas usadas com mais frequência pelos programadores.

Essa facilidade de uso torna o Redis ideal para o desenvolvimento de aplicativos, pois as principais estruturas de dados são compartilhadas perfeitamente entre processos e serviços.

Quais são os benefícios de usar a tecnologia REDIS?

Uma das principais vantagens de usar a tecnologia Redis é sua velocidade. Como seu armazenamento é na memória, ele pode executar 110.000 SETs e 81.000 GETs por segundo.

Mas além desse benefício, existem outras vantagens que merecem destaque, como:

  • Estruturas de dados flexíveis: o Redis oferece suporte a vários tipos de dados avançados, principalmente: strings, listas, conjuntos, conjuntos classificados, hashes, bitmaps, hyperloglogs, listas, etc.;
  • Alto desempenho: a tecnologia possui baixa latência e alto throughput no acesso aos dados;
  • Fácil de configurar: o Redis possui uma estrutura de comando simples que facilita a configuração;
  • Maior performance de leitura: esta tecnologia consegue distribuir as requisições entre vários servidores simultaneamente, melhorando a leitura das informações;
  • Suporte de backup: Por padrão, os dados do Redis são salvos em um único arquivo point-in-time compacto (chamado RDB – Redis Database) em intervalos especificados. Isso permite que você restaure facilmente diferentes versões de seu conjunto de dados em caso de desastre.
  • Versatilidade: A tecnologia pode ser combinada com outros bancos de dados para suportar redução de carga e melhorias de desempenho. Também pode ser usado como um banco de dados mestre;
  • Transações mais amplas: o Redis suporta diferentes tipos de transações (MULTI, EXEC, DISCARD e WATCH são as principais) para operações envolvendo vários comandos;
  • Fornecer conceito de replicação de alta disponibilidade: em caso de falha do servidor mestre, o funcionamento do programa é garantido a partir do banco de dados;
  • Sharding de dimensionamento horizontal: os dados são divididos em buckets menores e independentes, permitindo que você adicione novos buckets conforme necessário.

Em resumo, o Redis possui recursos ideais para aplicativos que precisam permanecer dinâmicos e acessar dados importantes com frequência durante seu processo.

Tecnologia REDIS no Mercado Financeiro

Os mercados financeiros continuam investindo em tecnologia para melhorar a experiência do cliente e simplificar a tomada de decisões.

Portanto, o Redis pode ajudar nesse sentido, pois fornece tudo o que você precisa para criar uma plataforma mais responsiva e segura. existir

Além de melhorar a experiência do cliente e simplificar a tomada de decisões, o Redis pode potencializar os serviços financeiros de outras maneiras, incluindo:

1- Detecção e Mitigação de Fraudes

O Redis permite que as empresas examinem históricos de transações em busca de padrões para encontrar comportamentos suspeitos ou fraudulentos.

2- Envolvimento e Personalização do Cliente

O Redis fornece os vários modelos de dados necessários para atualizar os perfis dos clientes em tempo real, permitindo:

  • Análise de risco de crédito;
  • Publicidade direcionada;
  • Campanhas de cartão de crédito, etc.

3- Cache Inteligente

Esta ferramenta oferece suporte a vários modos de cache inteligentes. Isso permite que você escolha:

  • Por quanto tempo mantemos seus dados.
  • Ordem de exclusão de informações
  • Definir critérios de armazenamento.

4- script Lua

O Redis tem a capacidade de escrever e executar scripts personalizados usando a linguagem Lua. Isso permite que os usuários adicionem funcionalidade à ferramenta na forma de scripts Click-to-Run.

5- Replicação do banco de dados ativo

Ele permite a replicação ativa do banco de dados, para que possa lidar com atualizações simultâneas de vários locais geográficos. Isso melhora a detecção de fraudes, limitação de taxa e personalização.

6- Segurança de nível empresarial

O Redis garante o isolamento de dados, fornecendo várias camadas de segurança para controle de acesso, autenticação e autorização.

7- Integração de plataforma e provedor de nuvem

A tecnologia também pode ser integrada com várias plataformas e provedores de nuvem. Isso garante automação e suporte para a execução de tarefas operacionais.

Nos mercados financeiros, alguns segundos são suficientes para afetar positiva ou negativamente o resultado. Assim, o Redis simplifica o acesso a informações e cotações de ativos em tempo real.

Além disso, o Redis reduz sua complexidade técnica, diminui os custos, melhora a capacidade de resposta do cliente e aumenta a segurança das transações financeiras.