Tecnologia em processamento de dados: veja os engenhosos sistemas

Para quem gosta de ficar por dentro das tendências do mercado, aprender mais sobre tecnologias de processamento de dados é fundamental para preparar seus negócios para o futuro. No entanto, para os menos familiarizados com o termo, o assunto pode acabar sendo revelador.

Pensando nisso, elaboramos um texto completo sobre o tema, explicando de forma clara e objetiva os componentes das técnicas de processamento de dados e como elas são aplicadas na prática. do seguinte modo!

O que é processamento de dados?

Processamento de dados é o termo utilizado para se referir à busca, coleta, armazenamento, organização e classificação de informações de forma sistemática em prol de objetivos específicos. Ou seja, qualquer rotina que envolva fluxo de informações é uma operação em uma consulta ao banco de dados.

O tratamento de dados é parte integrante da nossa vida quotidiana, como a utilização de telemóveis para realizar determinadas funções, a utilização de caixas multibanco para levantamento de dinheiro, sistemas de contacto e pagamento, etc. Nas empresas, são essenciais para os processos realizados entre funcionários, clientes e fornecedores.

O responsável pelo processamento de dados no negócio era profissional de tecnologia da informação e hoje é analista de sistemas e desenvolvedor. A demanda por esses funcionários é cada vez mais competitiva devido à necessidade de adaptação às novas tecnologias.

Tecnologia de processamento de dados

Quando o termo “tecnologia de processamento de dados” é usado, refere-se a sistemas tecnológicos que permitem processamento e otimização mais inteligentes.

Em geral, podemos dividir as técnicas de processamento de dados em 3 categorias básicas para lidar com os processos que ocorrem:

  • Hardware – significa todo equipamento físico;
  • Software – refere-se a toda a lógica por trás dele (diretrizes, sistemas, plataformas);
  • Humanware – Uma pessoa (usuário ou programador) que direta ou indiretamente manipula dados.

Tipo de processamento de dados

No entanto, dado o que constitui um nicho de mercado para tecnologia de processamento de dados, certos tipos podem ser escolhidos com base nos objetivos de negócios.

Processamento on-line

O processamento online é o processamento que ocorre quando uma transação é registrada imediatamente. Operações com cartões de crédito e débito, saques em caixas eletrônicos e pix são alguns exemplos do cotidiano. Em suma, todas as operações são atualizadas instantaneamente pelo usuário.

Processamento off-line

Ao contrário do online, a tecnologia de processamento de dados offline não é atualizada instantaneamente. Isso só acontece se o dispositivo (terminal) que armazena as informações sem acesso à internet estiver conectado ao banco de dados (servidor). Alguns exemplos são smartphones, cartões de memória, pen drives, etc.

Processamento em tempo real

O processamento de dados em tempo real envolve a atualização ordenada e imediata das informações. Por exemplo, o GPS é uma tecnologia de processamento de dados em tempo real que pode fornecer aos usuários informações de tráfego, radar, rota e velocidade com base no caminho de viagem de uma pessoa.

Para fornecer essa disponibilidade, o GPS troca informações constantemente entre o servidor e o seu dispositivo.

Lote

As técnicas de processamento em lote incluem dados que são transferidos diretamente do servidor central de uma instituição, porém, sua organização é agrupada e armazenada em horários pré-determinados para processar as informações.

Normalmente, as empresas usam esses sistemas para backups fora do expediente, a fim de evitar a perda de dados importantes em caso de acidente. Além disso, algumas empresas específicas, como concessionárias, o utilizam para fazer a leitura dos gastos dos clientes.

Por que as técnicas de processamento de dados são importantes?

Além de garantir que as informações sejam organizadas de forma eficiente e estratégica, a tecnologia de processamento de dados oferece maior segurança às empresas, pois tudo é feito de forma sistemática.

Ter tais rotinas de armazenamento e processamento de dados reduz a probabilidade de fraude e fraude de ameaças internas e externas. Ao mesmo tempo, as decisões de expansão podem ser tomadas com mais confiança e os números podem apoiar as previsões.

Siga a LGPD

Também é importante ressaltar que as tecnologias de processamento de dados devem estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, principalmente no que diz respeito às informações pessoais.

Para o efeito, o processo de recolha de quaisquer dados pessoais de colaboradores ou terceiros deverá obter autorização prévia do titular. Além disso, explica-se para que serão utilizados os dados, para que serão utilizados e garante-se o seu tratamento com a máxima segurança. jurídico, por exemplo:

  • Evitar fraudes;
  • Proteção de crédito;
  • Proteger a vida;
  • Por meio de pesquisas realizadas por instituições de pesquisa;
  • Defender quaisquer direitos em processos judiciais;
  • Gestão de dados para profissionais de saúde;
  • Servir os legítimos interesses da sociedade ou de terceiros sem prejuízo dos direitos do titular;

Com a implementação da LGPD, empresas e instituições públicas podem ser penalizadas a partir de agosto de 2021. Portanto, essas agências devem usar um sistema que cumpra a legislação para evitar quaisquer consequências legais.

Uma dica de como garantir isso é contratar um profissional de compliance especializado em investigar o uso do tratamento de dados de uma empresa e sistemas de consulta de informações seguras.

Você acabou de aprender a importância de conhecer as técnicas de processamento de dados? Armado com o conhecimento do assunto, você pode identificar as principais necessidades da sua empresa e obter serviços adaptados à sua situação.

Um motor de dados é uma solução de tecnologia projetada para automatizar o processo de consulta de dados, tornando as informações do seu negócio mais organizadas e rapidamente acessíveis. Conheça o sistema de consulta de dados Data Engine e converse com um de nossos especialistas!