Saiba o que é KYC, KYE, KYP e KYS do mercado financeiro

O que toda empresa deve saber é KYC, KYE, KYP e KYS. Afinal, essas boas práticas de conformidade são essenciais para evitar golpes e fraudes em todas as áreas jurídicas, de reputação e financeiras.

No entanto, se estas boas práticas são claras para as empresas em geral, a conduta dos 4Ks torna-se obrigatória quando se trata de empresas pertencentes ao mercado financeiro. Afinal, o viés monetário envolvido em maior escala aumenta muito a probabilidade de danos jurídicos, econômicos e de autoridade.

Então não deixe de conferir o seguinte conteúdo da Tech Prep para saber o que são KYC, KYE, KYP e KYE e por que eles são tão importantes na conformidade corporativa.

O que é KYC?

KYC é um acrônimo para Know Your Client, que significa “conheça seu cliente”. O programa de compliance de que trata este ponto refere-se às empresas que possuem algum tipo de relação financeira direta com os consumidores. Ou seja, bancos, fintechs e até corretoras que atuam no mercado.

Práticas como verificação de identidades fornecidas, realização de pesquisas breves de notícias anteriores e uso de ferramentas com dados de histórico de crédito podem ajudar a prevenir fraudes e lavagem de dinheiro.

Quando as empresas conseguem entender o que é KYC e colocá-lo em prática, elas são capazes de eliminar perfis questionáveis ​​por meio de verificação ideologicamente falsa durante o processo de onboarding do cliente. Este processo é crítico para empresas que fornecem crédito ao consumo ou abrem contas financeiras.

Como aplicar o KYC na minha empresa?

Como mencionamos anteriormente, a primeira e mais importante etapa do KYC é verificar os documentos e antecedentes do cliente. Se você já teve uma brecha ou algum tipo de mentira ideológica, sua empresa soube identificar e minimizar os danos

No entanto, é preciso ressaltar que o processo de reunião não deve ser apenas seguro, mas também ágil. Afinal, se demorar muito, seu potencial cliente pode buscar um atendimento melhor de um concorrente. Dito isso, invista em processos ágeis, tecnologia e ferramentas de validação de dados.

Em suma, verifique se o seu cliente é quem diz ser, se as informações financeiras fornecidas são verdadeiras e faça algumas pesquisas paralelas para apoiá-las. Só assim sua empresa não só entenderá o que é KYC, como se tornará uma especialista no assunto, garantindo assim sua segurança.

O que é KYE?

Seguindo os princípios de conformidade 4K, vamos conversar sobre KYE e conhecer seu pessoal. Conhecer seu pessoal é de longe o melhor comportamento que qualquer empresa deve adotar em seu processo de seleção e gerenciamento de funcionários.

Afinal, não é incomum que empreendedores se preparem apenas para perdas externas e se esqueçam de possíveis perdas internas, que podem ser ainda maiores.

Portanto, é muito importante ter um bom KYE em sua empresa se quiser evitar roubos, uso indevido de cartões de visita da empresa, divulgação de informações confidenciais e outras práticas antiéticas.

KYE, como posso aplicá-lo ao meu negócio?

Com o desenvolvimento da tecnologia, a inteligência artificial já pode ser utilizada para identificar possíveis irregularidades no negócio. Claro que, para uso adequado, apenas RH, liderança e gestores devem ter acesso à ferramenta.

Lembre-se, KYE não é sobre algum tipo de caça às bruxas. Uma empresa que sabe se posicionar cumprindo o KYE pode trazer uma sensação de segurança para a empresa e seus colaboradores. Portanto, seja qual for a situação, verifique seus fatos e defenda a si mesmo.

Além disso, certifique-se de que todas as informações fornecidas durante as fases do curso e da seleção sejam verdadeiras. Implementar treinamento de conduta, procedimentos de conformidade e procedimentos internos para produzir evidências KYE.

Com a implementação adequada, as empresas podem garantir a segurança em todas as frentes. Afinal, os negócios não serão comprometidos, os clientes serão atendidos por profissionais seguros e os funcionários se sentirão melhor trabalhando em um ambiente protegido.

O que é KYP?

Know Your Partner, o princípio do “Know Your Partner” é investigar os aspectos financeiros, jurídicos, ambientais e econômicos de seus parceiros. Essa verificação também deve servir de base para decisões sobre futuras negociações.

Com o uso generalizado das redes sociais, as empresas não têm como não se envolver em escândalos de parceiros. Portanto, antes de firmar uma parceria, o empresário deve pesquisar o histórico e avaliar os possíveis riscos de entrar em determinada negociação.

KYP: Por onde começar a colocar em prática?

Tal como acontece com outros princípios Ks, é fundamental pesquisar fontes públicas de conteúdo de notícias em potencial relevantes para o seu parceiro. Além disso, se for uma empresa, verifique se não é uma pessoa politicamente exposta (PEP).

Essa investigação prévia das informações da empresa é chamada de due diligence de mercado. Aqui você pode visualizar o histórico tributário, trabalhista, ambiental, legislativo e contábil. À primeira vista pode parecer exagero, mas lembre-se que a sua identidade corporativa estará associada ao parceiro escolhido.

O que é KYS?

Agora que você já sabe o que são KYC, KYE e KYP, chegou a hora de acabar com o 4K conhecendo o KYS.

Conhecer seus fornecedores tem ganhado cada vez mais atenção ao longo dos anos. Afinal, como conceitos como ESG e consumo sustentável permeiam os consumidores, as empresas também precisam se responsabilizar pelos processos produtivos de seus fornecedores.

Essa situação está se tornando cada vez mais desafiadora, principalmente para marcas globais. Afinal, não é difícil encontrar empresas que estabeleceram escala de produção em países com leis trabalhistas, sociais e ambientais mais amenas para lucrar mais.

No entanto, assim como os lucros virão, também virão escândalos e boicotes. Portanto, a responsabilidade da marca com os fornecedores não pode ser ignorada.

Como aplicar o KYS ao meu modelo de negócio?

Para aplicar o KYS em seus negócios, as empresas devem ter um profundo conhecimento de como são realizados os processos produtivos de seus fornecedores. Pontos como políticas de minimização de danos socioambientais, reputação da empresa e estrutura para absorver a demanda devem ser observados no início das negociações.

Enquanto isso, questões pendentes do IRS, tribunais trabalhistas, agências ambientais, listas restritas e outras informações publicamente disponíveis precisam ser investigadas antes que as negociações possam prosseguir com segurança.

Agora que você já sabe o que são KYC, KYE, KYP e KYS no mercado financeiro, já sabe qual vai começar a implementar na sua empresa? Por conveniência, use as ferramentas certas para ajudar a economizar tempo no processo.