Um robô de negociação é um robô de investimento que se concentra em operações de negociação. Ou seja, o robô de negociação realiza operações de curto prazo na bolsa de valores.
Em suma, é um serviço automatizado de compra e venda de ativos na bolsa de valores, impulsionado por algoritmos e inteligência artificial.
Esse tipo de robô é mais utilizado por pessoas que fazem day trading, ou seja, compram e vendem ativos durante o dia. Mas também pode ser usado para swing trading e escalpelamento.
Na verdade, ajuda a facilitá-los durante a realização de operações de day trading. Portanto, você não precisa acompanhar as flutuações do mercado.
No entanto, mesmo que seja um bot que facilite as operações de negociação, não há garantia de que será lucrativo. Em outras palavras, você pode perder dinheiro negociando com robôs.
Para que serve um robô trader?
Bots de negociação são usados para acelerar e facilitar as operações de negociação. Por exemplo, permite o início mais rápido de ordens de compra e venda.
Já que essa velocidade é muito importante nas operações e transações. Além disso, é fácil de operar.
Isso porque é uma ferramenta que realiza operações de forma automática, então os especuladores não precisam ficar atentos ao mercado, pois o robô vai operar sozinho.
Como é que isso funciona?
Os comerciantes de robôs funcionam como serviços automatizados alimentados por algoritmos e inteligência artificial.
Ele é programado por desenvolvedores de software e pode ser personalizado para diferentes estratégias.
Uma vez configurado, o robô funcionará sozinho. No entanto, para funcionar corretamente, o algoritmo deve seguir algumas recomendações, como:
- Meta diária de lucros e perdas.
- Ativos e derivativos para negociação.
- Condições de compra e venda.
- Suas metas por dia, semana ou mês.
- Take Profit Stop Loss.
- Faixa operacional média.
Depois que essas métricas são definidas, o bot começa a agir automaticamente. Isso é claro no caso de condições predefinidas que ocorrem durante a transação.
Prós e contras
Algumas das vantagens dos robôs-traders são:
- Os traders não precisam seguir o mercado o tempo todo
- Múltiplas estratégias podem ser negociadas simultaneamente
- Reduzir o viés psicológico da operação manual
- Possibilidade de backtesting
Por outro lado, algumas desvantagens são:
- Falhas algorítmicas podem ocorrer.
- O desempenho pode não ser o esperado.
- Alto custo.
- Não há garantia de vitória.
Qual é a diferença entre um robô trader e um robô investidor?
Um bot de negociação é um tipo de bot de investimento, mas existem algumas diferenças entre eles. Resumindo, o termo “bot de investidor” é mais geral e inclui bots de trading e bots de consultores.
Os comerciantes de robôs, por outro lado, referem-se ao tipo de robôs que se concentram em negociações de curto prazo na bolsa de valores. Por causa deste robô de língua inglesa para Negociação de Alta Frequência ou Negociação de Alta Frequência (HFT).
Ou seja, os robôs de negociação utilizam instruções pré-programadas como parâmetros para operar um grande número de ordens em alta velocidade em múltiplas plataformas.
Essa velocidade de operação é uma das diferenças entre os comerciantes de robôs e outros tipos de robôs.
Portanto, uma grande diferença entre um bot de negociação e um bot de investimento é que um bot de negociação faz negociações rápidas. Em contrapartida, investir em bots pode focar no médio e longo prazo.