A segurança digital tornou-se uma das principais preocupações das empresas, afinal, com a introdução de novas soluções tecnológicas, novas formas de ataques virtuais estão sendo realizadas a cada dia utilizando essas mesmas ferramentas.
Portanto, as organizações devem dar uma olhada em seus programas de segurança cibernética. A boa notícia é que a maioria dos produtos e serviços possui vários recursos que facilitam e automatizam o gerenciamento de segurança e a tomada de decisões.
A seguir, veremos os principais motivos para dedicar alguns de seus recursos e esforços para qualificar a segurança digital de sua empresa. pode ser?
Qual a importância da segurança digital para as empresas?
Segundo a pesquisa PwC Digital Trust Insights 2022 publicada pelo portal O Globo, 83% das empresas estão de olho em investimentos em segurança virtual no Brasil nos próximos anos.
Por outro lado, globalmente, quase 80% das organizações só ficam preocupadas depois que uma tentativa de violação de dados é bem-sucedida, de acordo com a empresa de segurança cibernética Tanium.
Ao administrar um negócio com alta demanda por sistemas de segurança digital, é importante refletir sobre o cenário e o posicionamento da empresa diante dessas estatísticas.
Independentemente da resposta, é importante lembrar que a prevenção é o caminho mais eficaz para combater os ataques cibernéticos porque as soluções de segurança digital são mais acessíveis e eficazes e, se houver um plano de contingência para minimizar os ataques cibernéticos, quando eles ocorrerem causar dano, o dano pode ser extenso ou variado.
Como acontecem os ataques cibernéticos?
Mencionamos anteriormente que uma violação de dados é um ataque à segurança digital e à privacidade de uma empresa, mas o cibercrime pode ocorrer de várias maneiras e contra muitos alvos diferentes.
No geral, essas tentativas de hacking podem ser aplicadas de várias maneiras. Os tipos mais comuns de ataques cibernéticos são:
Backdoor: Acesso remoto a outros dispositivos.
Phishing: distribuição de links maliciosos que dão aos criminosos acesso aos dispositivos visados.
Representação: representando um usuário e realizando ações em nome do usuário.
Manipulação de URL: Usado para acessar páginas privadas.
Ataques DoS e DDoS: tornam seu sistema instável e inutilizável.
Ransomware: Bloqueia servidores e exige pagamento para liberá-los.
Espionagem: roubo privado de dados, como pagamentos ou dados bancários.
Existem muitos outros crimes além desses que podem causar múltiplos problemas para indivíduos e organizações, mas para prevenção, basta conhecer as formas de ataque mais comuns para se proteger contra essas vulnerabilidades.
Quais são os riscos de violar a segurança digital?
De acordo com um artigo da Revista Extra, as perdas globais relacionadas ao cibercrime chegarão a aproximadamente US$ 6 trilhões até 2021. É um número expressivo e não se limita a questões financeiras.
Isso porque não importa quantos ataques bem-sucedidos uma empresa seja vítima, os consumidores geralmente perdem a confiança em sua marca porque seus dados estão comprometidos.
Com isso, muitos negócios tiveram que lidar com investimentos de última hora em gestão de crises, investindo em soluções para corrigir e fortalecer a segurança digital, além de lidar com questões que afetam a reputação da marca no médio e longo prazo.
Além disso, o planejamento e outras metas corporativas podem ficar em segundo plano ao gerenciar esta crise, e possíveis despesas legais (como de clientes afetados) podem impactar ainda mais a empresa.
Como mencionado anteriormente, os múltiplos pedágios do cibercrime podem ser evitados por meio de investimentos decisivos em segurança digital e privacidade.
Como implementar um bom programa de segurança digital na sua empresa?
O primeiro passo é planejar com base nas características do seu negócio e nas suas necessidades e objetivos. Avaliar soluções adotadas no mercado (como outras empresas do ramo), bem como tendências e inovações tecnológicas também podem ajudar a orientar seus planos para fortalecer sua cibersegurança.
Com isso, você já pode ter um plano forte para se proteger e prevenir ataques cibernéticos, sejam eles externos ou internos, e fornecer à sua empresa várias camadas de proteção para manter os dados digitais bem armazenados e seguros.
Além disso, vale a pena investir em uma solução que coloque seu sistema de segurança digital à prova. Soluções e profissionais especializados em testes de penetração ou equipes vermelhas e azuis que simulam penetrações tentam determinar a qualidade e possíveis vulnerabilidades de sua segurança digital.
Só então você terá uma compreensão abrangente das tecnologias, práticas recomendadas e ações e reações a várias tentativas de invasão e violação de dados.
Claro, isso se traduz em valor agregado substancial para sua empresa e traduz esse investimento em benefícios de diversificação com riscos e perdas reduzidos (materiais ou não).
Soluções de segurança digital
Ao longo do artigo, exploramos a segurança da informação digital através dos principais problemas causados por cibercriminosos ao redor do mundo.
Também destacamos os riscos que cercam um ataque bem-sucedido e a gravidade que uma violação de dados (sensíveis ou não) pode trazer para uma organização. Até destacamos algumas etapas que você pode seguir para criar um plano de segurança digital personalizado para proteger sua empresa.
Para reduzir o risco de invasão e melhorar a segurança em ambientes virtuais, a Technologies desenvolveu o Data Engine, uma plataforma de segurança digital projetada para controlar e reduzir fraudes em atividades como verificação de registro e compliance.
Para saber mais sobre essa solução, entre em contato com nossos especialistas para saber como implementar essa solução de segurança digital em sua empresa.