Pump and dump de criptomoedas: o que é e como funciona o golpe?

Bombas e despejos de criptomoedas são uma farsa projetada para inflar o preço de um ativo usando dados falsos para lucrar com investidores desavisados.

Em suma, os atores acumulam ativos durante um período de tempo e aumentam seus preços espalhando informações falsas (bombeamento), depois vendem ativos a preços mais altos para compradores desavisados ​​(dumping).

Porque, depois que o preço sobe, o preço pós-venda tende a cair. Isso resulta em perdas para quem comprou o ativo com ágio.

Existem grupos especializados nesses golpes. Nos grupos, há uma hierarquia de membros e líderes. Notifique o membro de classificação mais alta para ativar a bomba.

Portanto, são eles que publicam a moeda-alvo antes dos usuários de classificação inferior. Então eles podem comprar o ativo a um preço muito baixo.

Porque, em geral, os grupos são construídos com base na adesão. Portanto, a adesão pode ser promovida através do recrutamento de novos membros.

Bomba criptográfica e sinal de despejo

Um sinal de bomba criptográfica é uma mensagem projetada para induzir as pessoas a comprar criptomoedas para que possam lucrar com a manipulação de preços.

Quando o preço da bomba aumenta significativamente, é chamado de sinal de despejo de criptografia e os membros começam a vender com altos lucros.

Resumindo, existem dois tipos de grupos no Telegram e no Discord que sinalizam criptomoedas desconhecidas para inflar artificialmente o valor da moeda subjacente.

Como é que isso funciona?

Um sindicato de bombeamento e despejo é um grupo de pessoas que aumentam o valor dos ativos e depois os vendem com lucro.

Existem vários grupos pull and dump na internet. Algumas pessoas são mais ativas do que outras. Quando os preços estão subindo, pode ser tentador seguir um grupo de pessoas e tentar ganhar dinheiro vendendo ativos.

Tenha cuidado embora. Esses grupos agem de forma organizada e você pode não saber quando eles vão vender ativos e fazer com que a criptomoeda se desvalorize.

Dessa forma, você pode perder dinheiro e ainda possuir uma criptomoeda que ninguém quer comprar.

Portanto, ao invés de tentar ganhar dinheiro fácil, evite cair em tais golpes e invista apenas em criptomoedas que você conhece do projeto e acredita no futuro.

Para ter certeza de que você não está sendo enganado e despejado, confira abaixo as etapas desse golpe e certifique-se de que você não está em nenhuma delas:

1- Divulgação de informações básicas

O administrador do grupo notifica qual switch será usado e quando a operação começará.

2- O uso de criptomoedas envolvidas em publicidade

Quando a bomba é ativada, os membros do grupo recebem informações sobre o destino de seus tokens. Entre eles, a posição na hierarquia do grupo determina quando a pessoa é notificada sobre o horário de início.

3- Divulgue para atrair investidores estrangeiros

Por fim, divulgue uma mensagem para atrair investimentos estrangeiros.

É nessa fase que realmente começa a manipulação de preços, pois os painelistas começam a compartilhar notícias e a incentivar investidores externos a investir.

Como identificar um golpe de bomba e despejo de criptomoeda?

Com bombas e lixeiras circulando no Discord e no Telegram, você pode estar se perguntando se isso é legal.

As operações de pump and dump no mercado de ações são ilegais. No entanto, como a maioria das criptomoedas não são consideradas valores mobiliários, elas tendem a operar nesse vácuo legal.

Mas as exchanges geralmente policiam esses golpes e os tornam ilegais. Afinal, trata-se de um golpe que manipula os preços dos ativos para lucrar com isso.

Para evitar cair em tais golpes, você deve prestar muita atenção às criptomoedas nas quais investe. Por exemplo, se uma criptomoeda está disparando sem motivo, é melhor tomar cuidado.

Dito isto, o rápido crescimento das criptomoedas é uma bandeira vermelha, especialmente quando a moeda associada não é reconhecida ou esquecida pelo mercado.

Além disso, sempre evite investir em criptomoedas só porque o preço está subindo. Em vez disso, opte por analisar projetos e perspectivas para o futuro da moeda.

Como você pode não cair neste golpe?

Para não ser enganado, saiba que este é um alerta de bomba e despejo. Primeiro, antes de investir em uma moeda, pesquise o projeto e descubra quem são seus desenvolvedores.

Cuidado se o desenvolvedor for uma startup com pouca presença nas redes sociais. Em outras palavras, evite moedas que não tenham credibilidade.

Outro fator que você deve considerar é a disponibilidade da criptomoeda associada. Verifique quantas moedas estão disponíveis e se há um mecanismo de deflação.

Finalmente, verifique a idade da criptomoeda. Os tokens criados há menos de um ano não possuem dados de preços muito específicos ou uma base sólida de investidores.

Quem está por trás do boom e colapso das criptomoedas?

Geralmente, as pessoas por trás desses tipos de golpes são os criadores e influenciadores digitais de novas criptomoedas.

No entanto, a natureza pseudo-anônima da tecnologia blockchain permite que os golpistas mantenham suas identidades privadas.

Além disso, as criptomoedas usadas para bombas e despejos são frequentemente associadas a alguma empresa ou organização legítima que trabalha para estabelecer uma certa credibilidade para o ativo subjacente.

Elon Musk bombeia e despeja?

Sempre que Elon Musk fala sobre criptomoedas, podemos ver o impacto de seu discurso no preço das criptomoedas.

Por exemplo, em 2019 e 2020, Musk brincou repetidamente sobre Dogecoin, fazendo com que o preço da criptomoeda subisse. Além disso, em 2020, ele começou a falar positivamente sobre o Bitcoin.

Então, em 2021, ele anunciou que a Tesla estava comprando Bitcoin. Ele também passou a falar sobre o Dogecoin, que impulsionou a moeda.

Depois de um tempo, o Dogecoin começou a receber críticas da comunidade e o preço caiu, mas Musk continuou a empurrar o Dogecoin.

Não podemos dizer se Elon Musk está usando seu poder para manipular o mercado e lucrar com isso. Mas a verdade é que seus comentários sempre terão impacto nos preços das criptomoedas.