Preço das criptomoedas: como é definido?

Os preços das criptomoedas são determinados por vários fatores que afetam o preço de um ativo, como as leis de oferta e demanda.

Porque os fatores que afetam os preços também afetam a volatilidade e a demanda de ativos.

Além disso, as criptomoedas são moedas digitais descentralizadas. Isso significa que eles não são controlados pelo governo. Portanto, os governos não têm o direito de influenciar o preço das criptomoedas.

Um detalhe importante é que os preços das criptomoedas oscilam bastante. Uma das razões é que este ainda é um mercado muito novo.

Como resultado, a liquidez neste mercado é limitada, pois muitos ainda não sabem como funcionam as criptomoedas.

Como são definidos os preços das criptomoedas?

Alguns dos aspectos que afetam os preços das criptomoedas são:

1- Tecnologia

A tecnologia da criptomoeda é um dos principais fatores que afetam seu preço.

Isso ocorre porque o valor técnico das criptomoedas se reflete em fatores como velocidade, segurança, facilidade de uso do protocolo e versatilidade de uso.

Além disso, a quantidade de energia necessária para minerar criptomoedas também afeta a classificação das moedas digitais para os usuários.

2- Os utilitários afetam os preços das criptomoedas

Outro fator que afeta os preços é a disponibilidade de criptomoedas. Em geral, as criptomoedas são mais adequadas para transações rápidas e descentralizadas.

No entanto, cada criptomoeda tem seus próprios usos. Por exemplo, Ethereum é uma plataforma com moeda própria e muitos recursos, outras criptomoedas também podem ser criadas nesta plataforma.

3- Reputação

A reputação de uma criptomoeda influencia muito sua oferta. Por exemplo, o Bitcoin foi aclamado como a primeira criptomoeda.

Portanto, quando se fala em criptomoedas, a maioria das pessoas já pensa em Bitcoin e considera essa moeda uma moeda confiável.

4- Demanda e oferta afetam os preços das criptomoedas

A lei da oferta e da demanda é muito comum nos preços das criptomoedas. Portanto, quanto mais pessoas compram uma determinada criptomoeda, maior é o seu preço.

Da mesma forma, se os investidores não estiverem interessados ​​em uma criptomoeda, seu preço tende a cair.

5- Cenários políticos afetam os preços das criptomoedas

As condições políticas também têm um impacto significativo nos preços das criptomoedas. Isso ocorre porque as pessoas podem usar criptomoedas para compensar a volatilidade das moedas tradicionais.

Além disso, as pessoas podem usar criptomoedas como forma de proteger seus ativos da situação política e econômica do país.

6- Novidades

As notícias sobre o lançamento de uma determinada moeda podem afetar muito seu preço. Porque influencia a compra e venda com base no que as pessoas ouvem.

Além disso, notícias, declarações, notas e comentários de celebridades têm o mesmo efeito. Por exemplo, os tweets de Elon Musk sobre criptomoedas sempre causam volatilidade no mercado.

7 – Volatilidade do USD

Por fim, as flutuações do dólar americano também podem afetar os preços das criptomoedas. Na verdade, o preço do dólar afeta a economia de muitos países, não apenas o mercado de criptomoedas.

Isso ocorre porque algumas plataformas consideram o USD para definir o preço que um usuário está disposto a pagar.