O que é uma API e qual o seu valor no mercado financeiro?

Os mercados financeiros são uma daquelas indústrias cujas operações dependem fortemente da inovação tecnológica. Essa mudança aconteceu tão rapidamente que criou uma mudança de paradigma afetando as instituições financeiras modernas.

Tecnologias inovadoras como APIs (Application Programming Interfaces) estão invadindo o mercado financeiro.

Mas o que exatamente é uma API? Quais são os benefícios de usá-lo e por que é importante? Leia o post para descobrir.

O que são APIs?

Uma interface de programação de aplicativo (API) é um conjunto de código de programação usado para consultar dados, analisar respostas e enviar instruções entre plataformas de software.

As APIs estão se tornando uma ferramenta cada vez mais popular. Meta, Amazon e muitas outras empresas estão construindo suas próprias APIs que permitem às empresas acessar alguns serviços sem ter que migrar totalmente para o ecossistema.

Esse novo paradigma levou ao surgimento do que alguns especialistas chamam de “economia de API”, um modelo que melhora os resultados das empresas ao criar novos sistemas a partir de sistemas existentes com maior interoperabilidade.

As APIs são amplamente utilizadas para fornecer serviços de dados em vários domínios e contextos. Os mercados financeiros abrem canais onde as empresas podem processar todos os tipos de transações e inovar para atender às necessidades do investidor moderno.

Aplicação de API no mercado financeiro

Conforme mencionado anteriormente, a API do Financial Markets permite que os aplicativos troquem dados, comuniquem-se entre si e forneçam uma variedade de dados.

Corretores, investidores e traders usam APIs para analisar dados de mercado complexos em um formato estruturado. Os desenvolvedores podem usá-los para melhorar a funcionalidade e a riqueza de suas próprias ferramentas digitais.

A importância e os benefícios das APIs

Anos atrás, antes de desenvolvedores e profissionais do mercado financeiro começarem a usar APIs, eles não tinham escolha a não ser coletar e analisar seus próprios dados financeiros.

Sem APIs, os profissionais dos mercados financeiros são forçados a coletar e analisar dados brutos de várias fontes (bolsas de valores, índices, agências de notícias, etc.), os quais não podem ser facilmente comparados.

Esses dados são difíceis de analisar e comparar, e muitos erros são cometidos ao investir. As APIs resolvem esse problema e facilitam as coisas.

Para gerenciar o tamanho e a complexidade dos dados de mercado, a maioria dos corretores usa várias APIs para fornecer dados históricos de ações em tempo real para informar as decisões de negociação.

A API do mercado de ações é diferente de sites de dados financeiros apenas front-end, como Yahoo Finance e Google Finance. Por outro lado, o acesso que eles fornecem permite um uso mais personalizável pelos usuários finais.

Exemplo de API

A API fornece os seguintes serviços aos participantes do mercado financeiro:

Informações de mercado (dados históricos, streaming ou em tempo real para análise);
facilidades relacionadas a pedidos (modificações e liberações de pedidos, atualizações de status, informações comerciais, etc.);
Relatórios sobre o livro de ofertas (ordens ganhas) e livro de negócios (mostra as ordens executadas).
Informações da transação.
Parâmetros importantes ao avaliar APIs
Nem todas as APIs do mercado de ações são criadas iguais. Com o grande volume de dados de mercado e as muitas opções disponíveis para análise e entrega de dados, cada API oferece algo diferente.

Esses parâmetros ajudam a determinar a melhor API.

Fonte de dados e escopo

A maioria das APIs informa que tipo de dados elas fornecem (ações, dados de ações, notícias, opções, commodities, dados econômicos e outros conjuntos de dados), portanto, observe com atenção.

À espreita

A latência é o tempo que a API do mercado de ações leva para enviar dados de sua fonte para o aplicativo que os solicita. As APIs de baixa latência são mais precisas com seus dados e são enviadas mais rapidamente do que as APIs de alta latência. Para transferir dados com sucesso, você deve escolher uma API de mercado de ações com baixa latência.

Escalabilidade

O mercado de ações é uma das indústrias mais imprevisíveis. Às vezes tudo estará normal, outras vezes estará abaixo do normal. No entanto, às vezes as coisas explodem e a API escolhida precisa ser escalável o suficiente para lidar com esses picos.

Segurança

As transações no mercado de ações são confidenciais. As pessoas no jogo estão investindo muito dinheiro comprando e vendendo ações. Isso significa que eles precisam usar uma API de transação segura. Ao escolher uma API, certifique-se de que a API que você obtém usa servidores e sistemas seguros.

Moeda

Alguns comerciantes estão interessados ​​em negociar em países específicos, enquanto outros negociam em mercados internacionais. As transações em um determinado país exigem a moeda desse país, pois as taxas de câmbio afetam o valor dessa moeda. Os comerciantes internacionais precisam entender diferentes moedas e escolher uma API que atenda aos seus requisitos.

Obter dados de mercado usando a API de ações é fácil e previsível. Mas você também precisa ter dados atualizados e precisos disponíveis no momento certo. Quer saber mais sobre como funciona a integração da API?