Você sabe o que é Open Finance? e Open Banking? As novidades desta era prometem sacudir os mercados financeiros, assim como fizeram seus antecessores bancos digitais, fintechs e pixels. Entender o impacto dessas inovações tecnológicas é importante não só para as empresas, mas também para os consumidores, que afinal terão suas informações compartilhadas entre gigantes do mercado.
A seguir, explicamos o que são essas novas tecnologias e quais são as principais diferenças entre elas. Verificar!
O que é Open Banking?
Para entender o que é Open Banking, primeiro você precisa entender como funciona o sistema de armazenamento de dados de uma instituição financeira. Normalmente, quando você cria uma conta bancária, você fornece suas informações pessoais e, se tudo correr bem, você pode iniciar seu histórico financeiro com aquela determinada instituição.
Na prática, isso significa que apenas o banco de sua escolha e alguns órgãos governamentais específicos terão acesso às transações financeiras que você realizou desde que criou sua conta.
Com o Open Banking, é como se você tivesse uma experiência financeira única. Isso só é possível porque os bancos têm acesso aos seus dados financeiros, mesmo que você não seja seu cliente de longo prazo. Em outras palavras, é como se os grandes bancos de dados das instituições financeiras que armazenam as transações em moeda dos clientes estivessem conectados como um todo.
No entanto, o acesso a estes dados só é possível com autorização do titular da conta, o consumidor. Com esta nova tecnologia, os clientes são os principais responsáveis pelos seus dados bancários.
Algumas das principais informações compartilhadas são extratos, pagamentos e histórico de transações. De banco para banco, a partilha é feita de acordo com as necessidades ou desejos dos clientes.
Essa tendência em direção a um sistema financeiro aberto (Open Baking) vem acontecendo na Europa há muitos anos. Para o Brasil, a inovação tecnológica só chegará em 2021.
A chegada dos “data pipelines” na China é muito aguardada, pois libera a competitividade dos bancos e oferece aos consumidores uma gama de possibilidades de escolha com base em sua capacidade de controlar suas finanças pessoais.
Por meio da tecnologia, o consumidor poderá obter o melhor atendimento de cada instituição financeira sem precisar abrir uma nova conta ou lidar com o processo burocrático de “abrir uma conta” do zero. Além disso, os mercados financeiros estão começando a adotar as melhores práticas.
O que é Finanças Abertas?
Agora que você entende o conceito de Open Banking, é hora de entender o que é Open Finance. Afinal, as inovações tecnológicas devem ser implementadas em 2022, de acordo com o cronograma do banco central.
O Open Finance é basicamente a evolução do Open Banking. O Open Finance é baseado nos mesmos princípios do primeiro sistema financeiro aberto. Ou seja, possibilitar a troca de informações financeiras dos clientes entre as principais instituições monetárias do mercado.
Os princípios de consentimento, finalidade e otimização de processos são os mesmos. O que mudou é a adição de operadores para essas mensagens. Além de bancos, corretoras de seguros, serviços de transações, plataformas de investimentos, contas de folha de pagamento e fundos de pensão também poderão acessar dados financeiros.
Então, quando perguntado “o que é Open Finance”, lembre-se que nada mais é do que “Open Banking 2.0”. Lembre-se, como o número de operadoras também está aumentando, os consumidores têm mais controle sobre o compartilhamento de informações financeiras pessoais.
Ainda mais forte é a proposta de que as inovações tecnológicas possam adequar serviços e produtos às necessidades de cada cliente.
Em suma, a principal diferença entre o open banking e o open finance é que o primeiro se limita a bancos e instituições públicas específicas. A segunda é um sistema financeiro mais abrangente e aberto, onde outras instituições do mercado financeiro também podem acessar os dados monetários dos clientes com permissão.
Por que as soluções Open Banking e Open Finance são necessárias?
Como mencionamos anteriormente, a burocracia para abrir uma conta do zero em uma instituição financeira é um grande dilema, com os clientes precisando reunir uma série de documentos que comprovem seu histórico financeiro.
Além de todo esse esforço necessário, toda vez que um consumidor deseja trocar de banco, contratando com uma instituição financeira diferente da atual para algum tipo de produto ou serviço, todo esse esforço tem que ser refeito.
Quais são os benefícios para os consumidores?
A praticidade de poder compartilhar seus dados financeiros de forma mais prática muitas vezes permite que as pessoas economizem tempo e aproveitem as oportunidades que melhor se adequam à sua realidade sem grandes dificuldades.
Além disso, como os dados serão consultados de forma “pai”, todas as empresas do mercado financeiro devem adotar boas práticas de armazenamento para que essas informações possam ser facilmente verificadas.
Quando pensamos em “o que é Open Finance ou Open Banking”, devemos ter em mente que essas novas tecnologias também estão trazendo maior transparência ao sistema bancário. Afinal, outras instituições poderão ver como seus dados de moeda são tratados se os clientes assim o desejarem.
O Open Finance e o Open Banking também permitem aos clientes a liberdade de decidir quem tem acesso aos seus dados, se eles podem ser compartilhados e como o processo é realizado. A centralização das informações traz mais autonomia aos consumidores.
É claro que avaliar as parcerias banco-consumidor agora é uma via de mão dupla. Os bancos não apenas analisam os clientes para um determinado produto, mas também os avaliam de acordo com as necessidades dos consumidores. Dito isso, quem quer se destacar no mercado financeiro tem que estar muito focado nos pontos problemáticos do cliente.
Você acabou de ver que entender o open finance e o open banking é fundamental para o presente e o futuro dos mercados financeiros? São soluções simples que impactam diretamente as pessoas e toda a empresa.
Para entregar mais informações com mais rapidez e ficar à frente da concorrência, saiba como alinhar o Market Data Cloud, uma solução de tecnologia, aos objetivos da sua empresa.
Nuvem de dados de mercado
Quer manter seu negócio atualizado com as principais atualizações do mercado financeiro como B3, moedas, taxas de juros, indicadores agrícolas e muito mais? Participe de soluções de nuvem de dados de mercado que fornecem APIs que podem ser usadas em várias ferramentas e sistemas para fornecer insights em tempo real.
Utilizamos diversas opções de protocolos para que nossa API possa atender as necessidades da sua empresa. Hoje temos Rest, Websocket, protocolo Stream, etc. em nosso sistema. Velocidade de execução garantida e alta estabilidade de sinal permitem que você acompanhe os mercados financeiros.