Não importa se sua empresa atua diretamente em um nicho de marketing ou não, entender a tecnologia de marketing atual é essencial para quem busca crescer e se expandir no mercado. Ganhando cada vez mais espaço, esse tipo de negócio não só atende uma ampla gama, como também permite que grandes empresas cresçam mais rapidamente.
Se você busca um conteúdo que explique as técnicas de marketing em poucos parágrafos de forma simples e prática, você está no lugar certo.
O que é Tecnologia de Marketing?
Como diz o ditado, “Se você não pode ver, não vai lembrar”. É imprescindível para qualquer empresa nos dias de hoje ter um departamento de comunicação e marketing bem estruturado. Afinal, com a onipresença da internet e das redes sociais abrindo possibilidades infinitas para os consumidores, quem busca disputar atenção (e possivelmente conversão) deve atingir seu público com uma estratégia bem elaborada.
Com a capacidade de unificar ‘marketing’ e ‘tecnologia’, as Martechs são a solução para processos manuais caros e demorados em marketing e comunicação. Porque, com tantos canais de contato disponíveis para os clientes (e aumentando), o conhecimento e as ferramentas devem continuar crescendo para acompanhar.
Com as Martechs, os processos são simplificados, as estratégias são otimizadas e as ações tornam-se mais decisivas. Afinal, tecnologias como big data, machine learning e inteligência artificial trazem consigo a possibilidade de coletar informações críticas das mais diversas formas e analisá-las para uma comunicação eficaz.
Ou seja, por meio da tecnologia de marketing, é possível não só criar campanhas de grande porte e missões unificadas, como também melhorar o processo de compra mapeando os padrões comportamentais do público-alvo.
Principais recursos do Martech
Para esclarecer o que é martech, listamos abaixo suas principais características.
1. Automação do processo de marketing
Postagens em redes sociais, envio de e-mails, produção de conteúdo, atendimento ao cliente, promoção de produtos e serviços, análise de entrega e engajamento, mídia paga, divulgação de negócios, definição de persona, tom de voz com público-alvo, etc.
Tudo isso pode ser feito por meio de um programa de marketing automatizado. Hoje, cada processo tem uma técnica de marketing dedicada. Um bom exemplo são as AdTechs, que focam apenas em mídia paga.
2. Gestão de processos
Departamentos de marketing ou empresas se enquadram nessa categoria de negócios se usarem ferramentas e software para gerenciar, acelerar e aprimorar seus recursos, mesmo que não saibam o que é martech.
Esta capacidade é crítica porque nenhuma quantidade de orçamento e treinamento profissional pode salvar as campanhas de comunicação de hoje sem as ferramentas adequadas para planejar, executar e analisar os resultados. Quando se trata de números, há uma inevitabilidade maior.
3. Relacionamento com os consumidores
Apps, sites, redes sociais, chatbots, serviços de rastreamento de entregas, jornadas de compra e muitos outros fazem parte do conceito “o que é martech”. Afinal, à medida que as estratégias de negócios se tornam mais centradas no consumidor, os principais pontos de contato e interações evoluem tecnologicamente para fornecer uma melhor comunicação.
4. Funil de vendas
Outro diferencial da martech é a capacidade de mapear com mais precisão a jornada do consumidor durante uma venda. Por meio de softwares e ferramentas auxiliares, é possível detectar em que ponto do funil de vendas o cliente está e preparar diferentes tipos de ações para estimular a conversão.
O funil de vendas é um dos melhores exemplos para ilustrar a martech, afinal, temos uma estratégia focada na conversão, possibilitada pelas ferramentas digitais, trazendo muitos insights para otimizar ainda mais as marcas para engajar com os consumidores em suas atividades-chave do funil.
5. Medição de resultados
No final, entender a tecnologia de marketing significa garantir que os dados sustentem tudo. Com o mais diversificado banco de dados de informações e tipos de tratamentos disponíveis, diferentes insights podem ser gerados, dando aos profissionais da área mais confiança para estarem à frente de seu trabalho.
Portanto, não há como falar em tecnologia de marketing, e não há mensuração e análise dos dados coletados em relação aos objetivos da ação.
A diferença entre Martech e Adtech
Quando falamos em “técnicas”, tendemos a pensar em nomes diferentes, cada um denotando uma característica de uma ação. No que diz respeito à tecnologia de marketing, empresas específicas em determinados campos surgiram à medida que os nichos de marketing aumentaram.
É o caso da Adtech, empresa especializada em publicidade em mídia paga. A principal diferença entre Martechs e Adtechs é que a primeira tem uma visão estratégica mais ampla, enquanto a segunda se limita a anúncios patrocinados.
Soluções Martechs da Technologies
A importância das Martechs é evidente no mundo dos negócios de hoje? São profissionais capacitados com dados e visão estratégica para maior segurança.
Para explorar todas essas potencialidades, é necessário o uso de tecnologias eficientes como as soluções Technologies. do seguinte modo:
Market Data Cloud: APIs e feeds que trazem informações em tempo real dos mercados financeiros para seus projetos.
PEOPLE: uma plataforma de comunicação que combina chatbots, inteligência artificial e serviços humanos para as mais diversas finalidades.
Motor de dados: poderosas ferramentas de gestão de conformidade, KYC, KYE, KYP, etc., para facilitar a consulta e verificação de dados internos da empresa.