O que é e como funciona a mineração de criptomoedas?

A mineração de criptomoeda é o processo de verificação de transações e adicioná-las ao blockchain que cria novas criptomoedas.

Assim, a mineração é uma forma de validar transações criptografadas e incorporá-las à rede blockchain.

A mineração é, portanto, uma forma de validar e adicionar novas transações ao blockchain, bem como uma forma de colocar mais criptomoedas em circulação.

Para minerar, você precisa de um computador com alto poder computacional. Isso ocorre porque os computadores devem resolver problemas matemáticos complexos para verificar as transações.

A solução de problemas é baseada em tentativa e erro. Assim, quem conseguir resolver o problema primeiro será recompensado por validar as transações.

Como funciona a mineração de criptomoedas?

A mineração de criptomoeda é um método de validar novas transações e adicioná-las ao blockchain.

Durante esse processo, os computadores dos mineiros tentam encontrar soluções para equações complexas. As soluções são encontradas na base de tentativa e erro, o que requer muito poder de computação.

Após a verificação, uma senha será criada. Esse tipo de verificação é chamado de Prova de Trabalho, ou seja, prova de carga de trabalho.

Mas nem todas as cifras suportam o processo de mineração. Isso porque algumas criptomoedas funcionam por meio de proof-of-stake, ou proof-of-stake.

Quanto dinheiro os mineiros podem ganhar?

Os mineradores ganham criptomoedas como recompensa por validar e incluir transações no blockchain.

Em novembro de 2021, cada bloco minerado valerá 6,25 BTC, o equivalente a 2 milhões de reais.

Cada bloco é extraído em média a cada 10 minutos. Assim, 37,5 novas unidades de Bitcoin foram criadas em uma hora. Assim, 900 BTC estavam em circulação em 24 horas.

Assim, o faturamento diário total da campanha está próximo de 300 milhões de reais. Observe que o halving reduz pela metade o valor pago a cada 210.000 blocos minerados.

Concluindo, os halvings são um fator deflacionário nas criptomoedas, ocorrendo em média a cada quatro anos.

O que você precisa para se tornar um minerador de criptomoedas?

Para se tornar um minerador de criptomoedas, basta seguir estes passos:

1- Faça uma carteira virtual

O primeiro passo é ter uma carteira de criptomoedas. Uma carteira é necessária para armazenar criptomoedas.

Os portfólios podem ser online ou offline. Concluindo, as carteiras online, também conhecidas como hot wallets, estão conectadas à internet.

Por outro lado, as carteiras offline ou frias não estão conectadas à Internet.

2- Obtenha hardware de mineração

A segunda etapa é comprar hardware de mineração de criptomoeda. Por exemplo, minerar Bitcoin requer um dispositivo chamado ASIC.

Para outras criptomoedas, você pode usar um computador com uma placa gráfica poderosa. De qualquer forma, a regra geral é que quanto maior o poder de computação, maior o potencial de mineração.

3- Conecte-se ao software de mineração

Finalmente, você precisa se conectar ao seu software de mineração.

Simplificando, o software de mineração é um programa instalado em seu computador que controla todo o processo de validação e criação de novas moedas e envio para sua carteira.

Quais criptomoedas podem ser mineradas?

Em geral, as moedas que funcionam via Proof of Work precisam ser mineradas. Alguns exemplos disso são: Bitcoin, Litecoin, Monero e Zcash.

Por outro lado, com as proof-of-stake coins, os usuários precisam manter uma senha na rede para validar os blocos. O nome desse processo é staking.

Alguns exemplos de criptomoedas usadas com Proof of Stake incluem: Cardano, Tezos e Solana. O Ethereum até passará de Proof of Work para Proof of Stake.

Vale ressaltar que existem aproximadamente 15.000 criptomoedas no mercado. No geral, eles seguem algumas regras comuns.

No entanto, você precisa pesquisar individualmente o que pretende minerar, pois pode ter regras específicas.

Vale a pena?

isso depende de. A mineração de Bitcoin, por exemplo, é mais valiosa para grandes grupos dedicados a ela.

Por outro lado, minerar bitcoins em casa não vale a pena. Isso ocorre porque a mineração requer um gasto muito grande de eletricidade.

No entanto, vale a pena minerar outras criptomoedas em casa. No entanto, este não é um processo rápido e muitas vezes leva muito tempo.