O que é a tendência Low Code?

A tendência low-code é um tema que está ganhando bastante força no mercado de tecnologia. Afetado principalmente pela pandemia do COVID-19, este mercado tem vindo a crescer e a atrair muitos adeptos.

Afinal, a transformação digital é uma necessidade básica para qualquer negócio que queira ter sucesso. Além disso, em uma realidade onde a inovação é uma vantagem competitiva, conhecer as tendências é estar um passo à frente.

O que é código baixo?

Como o nome sugere, o Low Code, também entendido como uma plataforma de desenvolvimento low-code, propõe que cada vez mais aplicações possam utilizar o mínimo de código possível e uma estrutura funcional mais intuitiva.

A base de toda tendência de low-code desde o seu início tem sido a construção de designs principalmente por meio de blocos visuais. Essa abordagem permite que todos participem da criação de aplicativos, mesmo aqueles com pouca ou nenhuma habilidade de programação.

Mais fácil de entender devido ao seu minimalismo e simplicidade, essa inovação começou a ser apreciada por profissionais de tecnologia e empreendedores que priorizam otimizar o tempo de trabalho e reduzir custos de investimento para aumentar o ROI de TI.

Como a tendência de código baixo explodiu?

O impacto irreversível do COVID-19 em nossa sociedade é inegável e vai muito além das preocupações com saneamento e saúde.

A epidemia e a inovação tecnológica são o estopim da tendência Low Code. Algumas das principais mudanças trazidas por esta situação são:

Uma mudança radical nas relações de trabalho – por exemplo, o Home Office se tornando a regra, não a exceção;
Adequação dos hábitos de consumo;
A maneira como nos conectamos uns com os outros mudou;
A necessidade de inovação e mais tecnologia está aumentando.
Devido a essas mudanças dramáticas em um curto período de tempo, empresas e desenvolvedores precisam de maneiras de acelerar a introdução de inovações que atendam a essas novas necessidades. É neste ponto que a tendência da tecnologia low-code está ganhando força.

Quais são os benefícios da tecnologia low-code?

A tecnologia transformou a vida dos seres humanos, mudando a forma como trabalham, consomem e interagem. Também afeta fatores como a mudança cultural que perturba as pessoas individualmente e socialmente.

Os consumidores buscam cada vez mais por inovação e praticidade no seu dia a dia. As empresas precisam fornecer esse serviço aos seus consumidores não apenas para sobreviver, mas para continuar a prosperar neste mundo caótico.

Se a inovação é o foco principal de uma empresa, a Low Code apóia e atende as empresas. Quanto mais rápido e fácil for colocar um aplicativo no mercado, mais pessoas usarão o serviço e a receita aumentará.

Além disso, usar técnicas de programação low-code no dia a dia da sua empresa pode trazer muitos outros benefícios importantes para seus funcionários e seus resultados. Confira abaixo os principais benefícios do Low Code!

1. Melhore a produtividade

A produtividade é um dos maiores calcanhares de Aquiles de qualquer empresa, principalmente na área de tecnologia. Afinal, quanto mais “sujo” e volumoso o código, mais tempo é gasto fazendo funções que poderiam ser mais simples.

Além de corrigir bugs e travamentos, demorava muito para encontrar o grande número de linhas de código que causavam o bug.

Com o Low Code, os desenvolvedores podem entregar soluções com mais rapidez e pontualidade, além de sugerir melhorias para cada cliente.

2. Reduza os custos

Toda empresa que quer crescer de forma saudável busca sempre reduzir custos. Mas como você reduz despesas desnecessárias enquanto inova? Bem, aderir à plataforma Low Code pode trazer resultados imediatos.

Isso porque com essa tecnologia, você terá maior flexibilidade e produtividade. Isso facilita o envolvimento de sua equipe em outros projetos e abre uma gama de serviços que você pode oferecer a seus clientes.

3. Segurança

Low-code usa padrões específicos para desenvolver soluções. Assim, fica mais fácil prevenir e identificar falhas que possam comprometer a segurança do aplicativo. É mais seguro do que uma licença de código aberto.

O futuro do low-code e tecnologias inovadoras
Por fim, é importante refletir sobre o futuro do Low Code. Afinal, ao longo da história tivemos muitas inovações que inicialmente foram rejeitadas e colocadas como “passageiros” – veja o exemplo da gigante Blockbuster quando surgiu a Netflix.

A tendência do Low Code não nos faz questionar se substituirá o Full Code, mas quando. Afinal, está ficando cada vez mais difícil recrutar desenvolvedores, e a bolha tecnológica está ficando cada vez maior.

Além disso, essa prática traz muitos benefícios para as empresas e para os desenvolvedores que nelas trabalham.