Drawdown: o que é e qual é a importância desse parâmetro?

Uma retração indica que o preço de um ativo caiu de sua cotação mais alta.

Ou seja, representa a queda percentual do ativo em relação ao ponto mais recente de lucro máximo.

Como tal, é um indicador amplamente utilizado de quanto dinheiro um investidor perdeu em um determinado período de tempo, expresso em porcentagem.

Além disso, os levantamentos podem ser usados ​​para analisar o quão estável ou instável é um ativo.

O cálculo desse indicador leva em consideração os picos mais altos do preço do ativo e as cotações mais baixas do ativo.

Para que serve o drawdown?

Uma redução é um indicador de quanto o preço de um ativo caiu em relação ao seu valor máximo.

Assim, representa a queda percentual de um ativo em relação ao seu pico de lucro mais recente, que está sujeito a efeitos cumulativos.

Portanto, este indicador ajuda você a definir e monitorar sua estratégia de investimento. Isso ocorre porque os levantamentos podem indicar o quão estável ou instável é um ativo.

Além disso, é um indicador utilizado para comparar a volatilidade histórica de diferentes investimentos.

Porque, quanto menor o rebaixamento, melhor a estabilidade do ativo e vice-versa. Nesse sentido, se o risco for muito alto, pode ser necessário ajustar estratégias para gerenciar esse risco.

Como calcular o drawdown?

A fórmula para calcular o rebaixamento é:

Matriz>
Rebaixamento = (Valor Máximo do Ativo / Valor Mínimo do Ativo) – 1

como aquilo:

Max é a cotação mais alta do ativo (pico) na série histórica. Isso é antes do vale.
Min é a cotação mais baixa do ativo (valor) na série histórica. A correria atrás da correria.
Finalmente, para cálculos de porcentagem, é suficiente basear o capital usado para investimento (ou seja, capital básico).

Por exemplo, suponha que você possua uma propriedade no valor de $ 20.000,00. No entanto, encontrou uma queda de R$ 5.000,00. Portanto, o rebaixamento desse ativo é de 25%.

Impactos do drawdown nos investimentos

Os levantamentos são um indicador do sucesso da sua estratégia de investimento.

Dessa forma, se o cálculo for um valor maior, significa que você está correndo um grande risco. Se for esse o caso, você deve rever sua estratégia de investimento.

Além disso, grandes rebaixamentos podem significar que você terá dificuldade em recuperar o valor perdido.

No entanto, lembre-se de que é difícil prever quando um ativo atingirá seu preço máximo e deverá ser vendido.

Portanto, se o topo foi alcançado e você não percebeu, calcular a retração e segui-la é a chave para saber quanto falta para um ativo voltar ao topo.

Lembre-se, nada garante que um ativo subirá e atingirá seu ponto mais alto novamente.

Como proceder diante de um drawdown?

Como uma retração indica uma queda no preço de um ativo em relação à sua cotação mais alta, os investidores podem se desesperar diante de uma queda acentuada.

No entanto, você não deve se desesperar. Em vez disso, você precisa analisar a situação com calma e evitar tomar decisões precipitadas que possam piorar a situação.

Então, analise qual é o percentual de drawdown e descubra quanto de drawdown é aceitável em sua estratégia de investimento.

Por exemplo, se você está olhando para investimentos de longo prazo e os fundamentos da empresa não mudaram, não há motivo para desespero.

Isso ocorre porque esses ativos podem ser recuperados no longo prazo. Portanto, se você vender ativos a um preço baixo, não poderá aproveitar a oportunidade de valorização no longo prazo.

Diante de uma retração, você pode aproveitar a queda dos preços para comprar ações de boas empresas. Nesse caso, não deixe de analisar a empresa antes de investir.

Isso porque preço baixo não significa qualidade corporativa. Portanto, analise os fundamentos da empresa, como por meio da análise fundamental antes de comprar ações.

Além disso, você pode aproveitar esta oportunidade para comprar ações de empresas que já estão em sua carteira. Mas apenas para empresas que não perderam espaço ao longo do tempo.

Para isso, é necessário entender o conceito de tempo de recuperação.

Tempo de recuperação de um ativo

Resumindo, o tempo de recuperação de um ativo está relacionado ao tempo que leva para se recuperar da retração ao nível anterior ao declínio.

Porque, quanto maior o intervalo de baixa, mais tempo levará para o preço retornar ao nível anterior.

Claro, mergulhos de maior intensidade têm tempos de recuperação mais curtos do que mergulhos de menor intensidade. Mas esta não é uma regra geral.