A imagem dos consumidores mudou drasticamente ao longo dos anos. Hoje, temos consumidores 5.0 cada vez mais atentos às novas tendências do mercado. A importância do atendimento ao cliente 5.0 é inegável e impacta no desempenho de vendas de uma empresa.
Neste artigo explicamos quem é o consumidor 5.0, quais são as suas características, que estratégias pode utilizar para chegar a este grupo de consumidores e como utilizar chatbots.
Quem são os consumidores 5.0 e quais são suas características?
O consumidor 5.0 é o consumidor como o conhecemos hoje. São eles que estão acostumados com um mundo hiperconectado e utilizam constantemente a internet para as mais diversas atividades.
Para os consumidores da era 5.0, a Internet é mais do que um espaço virtual de pesquisa pré-compra: tornou-se uma forma de consumir produtos e serviços digitais e físicos.
Esse público espera boa qualidade, mas também considera outras questões antes de escolher uma marca. Considere o valor agregado do produto, o posicionamento da marca, a experiência do site ou aplicativo e o atendimento personalizado.
Quando pensamos na experiência de compra, os consumidores 5.0 esperam uma ótima experiência desde o primeiro contato com uma marca até o pós-compra.
Se ficar desapontado, não hesitará em reclamar da empresa nas redes sociais e certamente não a recomendará a seus amigos e familiares.
Com o advento dos influenciadores digitais, todos nos tornamos microinfluenciadores. Qualquer um pode ter uma opinião, seja ela positiva ou negativa, e isso pode afetar a imagem da marca.
Qual a evolução do perfil do consumidor?
Os perfis dos consumidores mudaram ao longo dos anos à medida que os desenvolvimentos tecnológicos impactaram o relacionamento entre empresas e clientes. Conheça abaixo os diferentes perfis de consumidores que surgiram ao longo do tempo.
Consumo 1.0
Inicialmente, há muitos anos, consumidores e empresas só podiam ser alcançados por meio de lojas físicas. Essa pessoa então vai até o agente para resolver o problema e priorizar a interação com o vendedor. É difícil subdividir, então esta loja fornece apenas mercadorias em geral.
Consumo 2.0
Com o aumento do número de empresas e a diversificação de produtos no mercado, o consumidor pode comparar preços com mais liberdade e escolher o melhor preço na hora da compra. Por sua vez, as empresas passaram a buscar alternativas para diferenciar seus produtos e segmentar seus clientes.
Consumo 3.0
Este tipo de consumidores é inerentemente mais exigente e valoriza mais a relação com as empresas. Com isso, as empresas focam em demonstrar o posicionamento da marca e investem mais em marketing do que em vendas.
Consumo 4.0
O consumidor 4.0 já possui facilidade de acesso às informações, o que proporciona maior agilidade na busca por serviços e produtos. Os clientes são mais influentes e as pessoas estão escolhendo marcas que se alinham com seus valores pessoais.
Consumo 5.0
Por fim, temos o consumidor 5.0, que está mais familiarizado com as ferramentas tecnológicas e utiliza ativamente a internet para realizar suas compras. Eles esperam um atendimento rápido e eficiente das empresas quando buscam praticidade e agilidade na resolução de problemas.
Como atrair consumidores 5.0?
Confira algumas estratégias que você pode usar para atingir os consumidores 5.0:
Use a tecnologia para apoiar sua marca
Os consumidores da era 5.0 gostam de usar novas tecnologias e tendem a escolher marcas que acompanham as últimas tendências. Por isso, invista na digitalização do seu negócio.
Produzir conteúdo gera autoridade
Sabemos que a internet é utilizada como fonte de pesquisa antes de comprar. Uma estratégia interessante é produzir conteúdos de valor, que tragam mais autoridade para a marca e, ao mesmo tempo, eduquem os clientes.
Invista em uma estratégia omnichannel
Não basta ter uma forte presença digital e estar presente em todos os canais. As empresas precisam garantir a integração entre os canais utilizados pelas marcas e adotar uma abordagem de vendas multicanal.
Serviço rápido
Nos meios digitais, as pessoas estão acostumadas a buscar respostas instantâneas. Eles também esperam ajuda instantânea ao contatar empresas online.
O uso de consumo de inteligência artificial 5.0?
Conforme mencionado acima, os consumidores 5.0 estão acostumados com as velocidades da Internet e, portanto, esperam um serviço rápido ao se conectar com as empresas.
Nesse caso, os chatbots ajudam a garantir um atendimento mais ágil, respondendo às perguntas mais simples que os consumidores fazem em tempo real.
Para questões mais complexas, o próprio chatbot pode chamar um agente da equipe de atendimento e conduzir a conversa.
Assim ninguém precisa ficar o tempo todo presente, e a equipe de atendimento não perde tempo respondendo questões muito gerais que podem ser automatizadas.
Agora você entende quem é o consumidor 5.0, quais são suas características, quais estratégias você pode usar para atingir esse consumidor e os benefícios de usar um chatbot.