O gerenciamento de dados corporativos é um problema de cabeceira para empreendedores, não importa o tamanho do seu negócio ou seu nicho. Principalmente no que diz respeito à segurança digital dessas informações.
Afinal, violações e roubos de dados viraram rotina no mundo digital. Planejar, preparar e alinhar com soluções otimizadas e inovações tecnológicas permitirá que sua empresa trate com mais eficácia essas práticas multiprejudiciais.
Mas, no final das contas, como você garante a segurança digital para o gerenciamento de dados corporativos? Continue lendo para descobrir tudo sobre isso!
O que é segurança digital?
O termo refere-se aos departamentos de TI responsáveis por proteger os dados e seu tráfego seguro (interno ou externo) por meio de softwares corporativos, redes e servidores.
Esses dados podem, inclusive, ser diversas informações digitais, como documentos, arquivos, senhas, informações cadastrais, hábitos de consumo dos internautas, etc.
O que significa segurança de dados?
Paralelamente e intimamente relacionada ao termo anterior, está a segurança de dados. Aqui discutimos o principal objetivo de prevenir e proteger todo o seu sistema digital contra atos maliciosos, como roubo, perda ou acesso indevido e não autorizado.
É até uma das principais preocupações dos executivos de todo o mundo hoje: as operações globais de segurança cibernética devem custar US$ 10,5 trilhões anualmente até 2025.
Investir diretamente em tecnologia pode parecer – e é – muito dinheiro. Mas é importante entender que o dano de um ataque bem-sucedido vem de muitas fontes. Porque ataca as finanças, os processos e a produtividade de uma empresa, bem como a reputação de sua marca. Questões difíceis a curto e médio prazo.
Para isso, as empresas têm se mobilizado em diversas frentes para combater o cibercrime. A segurança digital no gerenciamento de dados corporativos pode ser baseada em cinco áreas principais:
- Confidencialidade dos dados, restringindo o acesso e uso das informações por pessoal autorizado;
- Proteger a autenticidade e integridade das informações contra destruição e modificação impróprias;
- Compliance, de acordo com as leis vigentes (ex: LGPD);
- Disponibilidade, que diz respeito à facilidade e qualidade de acesso à informação;
- Irrevogabilidade, termo que confirma a autoria das transações de dados.
- Isso facilita o entendimento da importância da gestão de dados empresariais e abre espaço para a compreensão do papel da segurança digital na qualificação dessa atividade.
Como fortalecer a segurança digital da sua empresa?
O processo de enriquecimento de sua segurança digital deve ser praticado de forma tão variada quanto as fraudes e violações de seus sistemas.
Confira abaixo algumas das coisas que você pode fazer para ajudar a melhorar a gestão de dados da sua empresa!
1. Políticas Internas
Defina claramente políticas internas para uso e processamento de dados. Todos devem saber exatamente quais são suas responsabilidades e obrigações para garantir a proteção dessas informações e o uso ético dos dados da empresa.
2. Controle de Acesso
Modere o acesso aos dados internos apenas para aqueles que devem usá-los. Isso evita acessos e práticas inadequadas e proporciona mais organização no controle e gestão dos dados corporativos.
3. Sistema de segurança em nuvem
Reduzir a dependência de servidores físicos é uma tendência contínua. Isso porque os servidores em nuvem eliminam a implantação de estruturas físicas, proporcionando mobilidade e flexibilidade às empresas.
Por serem soluções continuamente atualizadas, possuem o benefício adicional de aumentar a segurança digital das informações. Em outras palavras: seus servidores são verificados regularmente, o sistema de proteção é constantemente reforçado e, assim, os dados que você armazena são reforçados.
4. Backup de dados
Ter apenas uma maneira de proteger os dados não é a medida mais segura. Portanto, certifique-se de que seus servidores e sistemas tenham backups.
Portanto, quaisquer problemas relacionados ao armazenamento de informações, como perda de dados, podem ser resolvidos rapidamente com a restauração da última versão usada para backup.
5. Ênfase na legislação
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é outro fator decisivo para a boa gestão dos dados corporativos e sua segurança digital.
A LGPD define claramente os deveres, responsabilidades, direitos e uso ético das informações digitais coletadas e armazenadas. Portanto, a lei deve ser seguida para evitar problemas com os reguladores.
Para saber mais, confira nosso artigo explicando como tornar sua empresa compatível com a LGPD!
Como a segurança digital é aplicada na sua empresa?
Um bom gerenciamento de dados corporativos considera ameaças internas e externas dentro da empresa. Isso não é uma minoria.
Tentativas de invasão e roubo de dados tornaram-se comuns e frequentes atividades diversas. O sequestro de dados ou até mesmo a instabilidade deliberada do sistema podem causar todos os tipos de danos ao seu negócio.
Portanto, investir em segurança digital não é um gasto, mas sim um investimento necessário para manter seus clientes e usuários confortáveis e tranquilos. Ele também garante que seu negócio alcance maior eficiência operacional e evita que ações indesejadas e maliciosas comprometam o bom trabalho de toda a sua equipe.
Para ajudar na conformidade regulatória ou encontrar formas de aplicar essa política com mais segurança, a Technologies lançou o Data Engine, uma ferramenta que coleta informações relevantes de maneira fácil e eficiente por meio de dados como CPF ou CNPJ.
Usando o Data Engine, você pode acessar dados, consultar e validar dados para gerar relatórios e muito mais de maneira simples e centralizada. Facilite o dia a dia da sua equipe com automação e funcionalidade confiável.