Candlestick: saiba o que é e conheça os principais padrões

Os gráficos de velas são um método de análise das mudanças no preço das ações durante um período de tempo específico.

Este tipo de análise é usado principalmente por traders que são bons em análise técnica. Isso ocorre porque os gráficos de velas exibem informações em um único elemento visual.

Pois tem o nome castiçal, pois sua representação gráfica se parece com uma vela, e o inglês é candle.

Simplificando, o objetivo da análise técnica e do gráfico de velas é analisar o comportamento passado de uma operação na tentativa de definir o que acontecerá no futuro.

Portanto, essa estratégia é arriscada, pois o futuro não pode ser previsto.

Independentemente disso, lembre-se de que, se você deseja construir ativos sólidos, é melhor investir em ativos de alta qualidade e de longo prazo.

Por esse motivo, simplesmente analisar gráficos para prever o futuro pode não ser a melhor opção. Em vez disso, você pode usar uma análise mais consistente, como a análise fundamental.

Quando usar castiçais?

As pessoas que desejam analisar as mudanças nos preços das ações costumam usar castiçais. Este é o melhor momento para encontrar uma ação para comprar ou vender.

Ou seja, o objetivo é analisar o comportamento passado de uma ação na tentativa de definir seu comportamento futuro.

Como você pode imaginar, isso envolve riscos consideráveis, pois ninguém pode prever o futuro.

É por isso que uma estratégia mais segura é observar a qualidade de uma ação em vez de sua variação de preço. Uma maneira é através da análise fundamental de ações.

Além disso, para construir patrimônio ao investir em ações, você deve se concentrar no longo prazo.

Quais são os principais padrões de candlestick?

Os padrões de velas podem ser divididos em padrões de reversão de alta (alta e média confiabilidade) e padrões de reversão de baixa (alta e média confiabilidade). Então nós temos:

1- Padrão de reversão de alta: alta confiabilidade

Os principais padrões de reversão de alta são:

linha de perfuração

Nesse tipo de candle, há um forte movimento de baixa seguido por um candle de alta que penetra mais da metade do candle anterior.

bebê abandonado

Este é um sinal de reversão raro que consiste em um doji cercado por um gap. Resumindo, o gap existe não apenas no corpo real, mas também entre as mechas das velas de alta e de baixa perto do doji.

Estrela da Manhã

Este é um padrão formado por três castiçais. Uma vela de baixa, seguida por uma pequena vela ou doji, depois uma vela de alta.

Três fora para cima

Finalmente, temos um padrão que é na verdade um padrão de candlestick de alta que confirma uma reversão.

2- Padrões de Reversão de Alta: Média Confiabilidade

Os principais padrões de reversão de alta com confiabilidade média são:

alto investimento

Em suma, após um movimento descendente, surge uma vela de alta que engole completamente a vela anterior.

Libélula Doji

Nesse padrão, as velas ocorrem no final ou durante um movimento de baixa.

Como o castiçal é muito parecido com um martelo, mas no caso de uma libélula, os preços de abertura e fechamento são os mesmos. Além disso, existe uma entidade em torno do castiçal.

doji de pernas longas

O padrão é caracterizado por mechas longas, indicando indecisão dominada por touros e ursos. Assim como no Dragonfly, os preços de abertura e fechamento são quase idênticos e não há corpo.

cruz harami

Este é um doji precedido por um Morubozu de baixa. Os cruzamentos de Harami são mais importantes como sinais de reversão do que os harami normais.

3- Padrão de reversão de baixa: alta confiabilidade

Por outro lado, os principais padrões de reversão de baixa com alta confiabilidade são:

nuvens escuras

Este é um padrão que consiste em duas velas que significa o fim de uma tendência de alta.

Assim, uma vela de baixa se forma após uma vela de alta com um fechamento próximo ou na mínima do dia, abaixo do fechamento do dia anterior.

estrela da Tarde

O tema da estrela da noite é considerado um dos mais importantes.

Resumindo, consiste em 3 candles: um geralmente de alta, outro pequeno corpo que pode ser de alta, mas geralmente de baixa, e um terceiro candle de baixa.

bebê abandonado

Como a versão de alta do padrão, ele consiste em um doji cercado por um gap, incluindo as sombras das duas velas ao redor.

três corvos negros

Finalmente, temos os Três Corvos Negros, outro castiçal importante. Ao todo, formou três castiçais de baixa que pareciam escadas descendentes, apontando para um forte movimento de reversão.

4- Padrão de reversão de baixa: Confiabilidade média

Finalmente, temos padrões de reversão de baixa de confiabilidade média:

envelope de baixa

Após um movimento ascendente, uma vela preta engole o corpo real da vela anterior.

Libélula Doji

Este tipo de castiçal é formado por uma vela que aparece no final de um movimento ascendente.

harami inferior

Em suma, o padrão é caracterizado por uma vela de alta seguida por um doji.

lápide de urso

Finalmente, este é um padrão caracterizado por uma abertura baixa e um fechamento baixo do dia. Geralmente ocorre no topo de uma vela de alta, sinalizando uma alta probabilidade de reversão.

limite

Os castiçais são usados ​​para analisar mudanças nos preços das ações. Mas lembre-se, preço não é sinônimo de qualidade.

Portanto, você só pode entender as mudanças de preço de uma ação específica por meio do gráfico. Porém, não sabe se a operação tem qualidade.

Além disso, o passado não é garantia do futuro. Em outras palavras: a volatilidade passada de uma empresa não é garantia de que algo acontecerá no futuro.

Como surgiu o gráfico de velas?

No Japão do século 18, o arroz era uma mercadoria valiosa. Então tem todo um mercado envolvido na negociação do arroz.

Portanto, naquela época, algumas pessoas usavam gráficos de velas para realizar análises técnicas sobre as mudanças nos preços do arroz.

No final do século 19, o investidor americano Steve Nissen percebeu que essa aplicação poderia ter implicações para outros tipos de ativos, como ações e contratos futuros.

É por isso que ele escreveu e publicou o livro “Japanese Candlestick Charting Technique” para ensiná-lo a usar padrões de candlestick.