O valor de mercado da revista encolheu 88,81% nos últimos 12 meses, pode-se concluir que ela pode ir à falência? O Magazine Luiza vai mesmo à falência?
Afinal, para os especuladores de plantão, eles precisariam valorizar quase 1.000% para voltar ao patamar anterior ao início da queda.
Magazine Luiza falindo por especuladores
Os especuladores normalmente se posicionam para lucrar comprando ou vendendo em um curto período de tempo. Na maioria das vezes, utilizam gráficos como base para a tomada de decisão, principalmente como “investidores” em novas viagens.
A lógica é simples: “A ação subiu 5% na semana passada, 9% na semana passada, 4% na semana passada…
E então vem a ganância final: “Se minha lógica estiver certa, ficarei aqui até começar a cair.”
Então um dia você acorda com -10% na tela. Ele pensou: “Oh, bem. Lembro-me de ter visto em algumas postagens do Instagram que tínhamos que ser proprietários e ter confiança em nossas decisões de investimento”.
Parabéns. É assim que sua “grande estratégia bem analisada” pode custar muito dinheiro.
Mas calma! Afinal, ele não está sozinho… se vai com o rebanho, cai com eles.
Análise fundamentalista da revista Luiza
Mas para quem já fez análise fundamentalista de empresas, tenho uma boa notícia. nenhuma mudança!
Antes mesmo de o mercado reagir aos números negativos da empresa, questões envolvendo o setor varejista podem ser antecipadas e concretizadas.
O governo destruiu o Magazine Luiza?
Em suma, este é o efeito clássico de injetar dinheiro na economia:
O poder de compra do consumidor típico na base da pirâmide econômica aumentou sob o resgate.
Aumentando assim o seu consumo nos mais diversos setores, a maioria dos quais inclui o comércio a retalho.
Assim, cria-se um falso “clima” progressista nesses setores privilegiados.
O Magazine Luiza está falido?
Após o período mais crítico da quebra da bolsa, o Magazine Luiza se destacou irracionalmente no mercado, chegando a atingir a cotação de 27,34 reais por ação.
No entanto, eventualmente a inflação chega e corrói o poder de compra da base de consumidores. A maioria dos produtos de varejo é importada em dólares americanos… bem, o dólar americano atingiu o pico de 5,70 reais no ano passado.
Nesse caso, o passivo do cliente, o passivo da empresa, os resultados, os indicadores de resultados negativos tornam-se cada vez mais.
Estrutura do Magazine Luiza
A alavancagem do MGLU3 em particular não contribui muito em tempos de crise e produz números terríveis para aqueles que não esperam mais tais resultados.
Desde 2020, a gigante do varejo adquiriu empresas como Prateleira Virtual, Hubsales, Canaltech, AiQFome, GFL, Fintech Hub, SmartHint, Jovem Nerd, Bit55, Kabum, Sode e muito mais.
Mas será que o Magazine Luiza vai falir?
Fica ainda mais atraente quando o P/VP é de 1,48. Embora eu ainda acredite que ela é cara. Mas isso está longe de ser um risco de falência.
As coisas pioraram para o Magazine Luiza com a alta dos juros.
No entanto, o preço de suas ações é apenas um reflexo da miopia do mercado. É o quanto o mercado reconhece o seu valor.Se você percebe tanto valor após a aproximação da experiência, análise de indicadores, pesquisa aprofundada sobre o mercado de varejo…bem, então você investe não pelo preço, mas para fazer parte o negócio.
Então a ideia é se posicionar se for o caso, acreditar pela sua análise que esse é um negócio que pode crescer muito e/ou te dar eventuais lucros estáveis.