Sempre que uma pessoa física ou jurídica solicita um empréstimo, financia um carro, compra uma casa própria, ou quando solicita a um banco o aumento do limite de um cartão de crédito ou mesmo de um novo cartão, essas solicitações sempre passam por uma análise de crédito.
Embora esse processo seja invisível para a maioria dos consumidores, sua existência é contínua e importante para a saúde financeira da empresa.
As empresas no setor de empréstimos, como instituições financeiras, redes de varejo e concessionárias de automóveis, recebem várias solicitações de clientes, e é por isso que a análise é essencial.
Leia este artigo para aprender os 7 principais benefícios da análise de crédito de comércio eletrônico e por que eles são importantes.
O que é análise de crédito
O crédito pode ser concedido a pessoas físicas ou jurídicas. Em suma, ocorre quando uma organização confia em seus clientes para cumprir seus compromissos com a instituição. Mas antes da emissão da carta de crédito, é feita uma análise de crédito.
A empresa usará esse cheque para decidir se o crédito pode ser liberado. Ou seja, avalia a real capacidade do cliente de pagar as parcelas do empréstimo ou financiamento. Portanto, quando uma instituição faz uma doação, ela deve avaliar a probabilidade de receber ou não o dinheiro.
Isso significa que, quando são oferecidas opções de crédito ou financiamento, as empresas assumem riscos. Por isso, a análise de crédito é essencial para as empresas e deve ser feita com cautela. Caso contrário, a organização sofrerá prejuízos, comprometendo seu setor financeiro.
Notavelmente, o número de inadimplentes no Brasil aumentou em 2022. Segundo levantamento da Default Map, atualmente existem mais de 65 milhões de registros no país envolvendo algum tipo de dívida.
Ainda de acordo com o estudo, somando o valor de toda a dívida, a empresa tem cerca de 263 bilhões de reais para cobrar. Em termos de inadimplência corporativa, o impacto negativo é maior nas pequenas e microempresas – pelo menos 5,5 milhões.
No total, mais de 6 milhões de empresas entraram em default. Os dados são de abril, coletados pela Serasa Experian.
Esses números mostram a importância de uma inspeção cuidadosa. Assim, há a necessidade de uma análise de crédito mais eficiente e com tecnologia de ponta, reduzindo assim o risco de perdas financeiras.
Como é feita a análise de crédito?
A análise de crédito facilita uma extensa investigação dos dados que os clientes deixam ao fazer negócios com uma agência.
Essa ferramenta tecnológica utiliza recursos como big data e inteligência artificial de diversos órgãos de informação como SERASA, SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), Open Banking e Sisbacen (Sistema de Informações do Banco Central). ).
Todas as consultas sobre o histórico financeiro do solicitante são realizadas em tempo real, simplificando o processo para instituições e clientes. Dessa forma, haverá uma resposta quase imediata de ambos os lados.
A operação é realizada automaticamente pelo sistema sem análise manual de crédito.
Normalmente, após a aprovação do crédito, o vendedor negocia automaticamente as opções de prazo de pagamento. A própria ferramenta oferece as melhores condições de pagamento e as melhores taxas de juros.
A verificação de pessoas físicas e jurídicas é um pouco diferente, conforme a figura abaixo.
Na análise dos indivíduos, foram analisados os seguintes dados:
- Informações pessoais como nome, grau de escolaridade, caixa de previdência, endereço residencial e estado civil;
- Renda primária e renda adicional;
- Regularidade de documentos;
Se a empresa estiver sendo analisada, os dados necessários são:
- Dados cadastrais do CNPJ;
- Plano de negócios da empresa;
- Notas fiscais e declarações de imposto de renda;
- Renda da empresa;
- rácios de liquidez e endividamento;
- ROI;
A autenticidade dos solicitantes de crédito também pode ser confirmada por meio de recursos tecnológicos como o Face Match, que confirmará a identidade do cliente e evitará possíveis fraudes.
Outro recurso é o OCR (reconhecimento óptico de caracteres) ou reconhecimento óptico de caracteres, que lê arquivos de imagem e reconhece padrões.
Assim, documentos como RG e CNH podem ser conferidos, reduzindo seu tempo de cadastro e aumentando as taxas de conversão.
7 Benefícios de Realizar uma Análise de Crédito
As agências que realizam análises em seus clientes e nos seus próprios têm muitas vantagens. Tempos de espera mais curtos e avaliações de registro mais justas são alguns dos benefícios. Confira os principais:
1. Pontuação de crédito
Um bom motivo para usar uma análise de crédito é que o programa fornecerá uma pontuação de crédito após a conclusão de todo o processo de pesquisa. Ele exibirá a pontuação média dos registros consultados.
Essa pontuação, que varia de 0 a 1.000, determina com mais precisão as chances de cada cliente cumprir suas obrigações financeiras.
2. Melhor experiência do cliente
Os clientes obtêm respostas em tempo real devido a consultas mais flexíveis. Ninguém gosta de perder tempo, principalmente quando se trata de avaliações. A redução do tempo de espera proporciona maior satisfação aos consumidores.
3. A avaliação é mais justa e democrática
As organizações que analisam apenas os lançamentos negativos podem não ser avaliadas de forma justa e podem perder clientes de qualidade. Isso ocorre porque em um cheque negativo, a empresa analisa apenas a conta pendente do cliente. Mas sabemos que o inesperado vai acontecer.
Essa pessoa ou empresa cumpriu suas promessas muitas vezes ao longo dos anos. O ideal é considerar os registros positivos, que identificam todo o histórico financeiro de uma pessoa que solicita o crédito.
Contas de água, contas de luz, hipotecas, empréstimos e seus respectivos vencimentos e datas de pagamento são analisados para chegar a uma pontuação de crédito final.
4. Reduza a Fraude
Utilizando tecnologia de ponta, as informações e documentos apresentados pelos candidatos são imediatamente verificados para garantir a autenticidade das informações. Isso reduz muito o risco de fraude.
5. Taxas de inadimplência caem
Enquanto a ferramenta realiza amplos levantamentos e define pontuações, o que for determinado será o mais próximo possível da realidade, sempre seguindo as configurações pré-determinadas pelos gestores. Se houver crédito disponível, é mais provável que o cliente liquide a conta.
6. Otimização de processos, redução de custos
Ao otimizar o processo, os gestores economizam recursos e têm uma equipe mais eficiente, liberando tempo para focar em ações corporativas importantes, como avaliar programas ou receber ações de marketing, além de definir resultados com mais agilidade.
7. Reduza o erro humano
A gestão automatizada do processo de análise e concessão de crédito também reduz a incidência de erro humano. Os processos manuais são reduzidos porque as classificações de risco podem ser pré-configuradas após o processamento da consulta e o sistema cuida do resto.
Como você pode ver, são muitas as vantagens para as empresas que fazem análise de crédito. Se você quiser saber mais sobre como os Data Engines podem ajudar sua empresa a realizar análises mais precisas, entre em contato com um de nossos especialistas.